post

O sonho de um doutorado nos EUA…


Prezados Sonhadores,

Aqui estou mais uma vez para falar de sonhos. Este me levou 7 anos e não poderia estar mais feliz. Este artigo fala da abertura do meu livro, projeto do PhD e tenho certeza que vocês se identificarão. Minha defesa foi na terça e hoje a noite, sábado, dia 7 de dezembro, as 21 horas de Brasilia, você pode ver como é uma graduação aqui nos EUA. Tive o privilégio de ter uma defesa pública juntamente com nada mais nada menos que o Augusto Cury que também hoje a noite se torna doutor pela mesma universidade. Espero que possam acompanhar ao vivo as 21 horas. Este é o link:

http://www.fcuevents.com/graduation-2013.html

Abaixo o texto e espero que gostem. Obrigado a todos por me acompanhar nestes sonhos. Desejo a todos um Natal abençoado e um ano novo cheio de realizações!!

Claudemir

P.S. CLIQUE DUAS VEZES SOBRE A FOTO

50 pp DOUTORADO sem data

PSICOLOGIA POSITIVA

Claudemir Oliveira, PhD

 IMIGRANTE: ALMA DIVIDIDA

Quem conhece a alma e o calo nas mãos de um imigrante sabe de sua nobreza. Como não acolher alguém que deixa sua pátria em busca de sonhos em terras estranhas? Como não acolher alguém que construiu minha casa, construiu minha estrada, construiu meu carro, cuida do meu jardim e ainda saboreio o suco doce que ele plantou e regou por anos com seu suor? Ah, imigrante, te dou minha legalidade para sanar tua ilegalidade! Como não acolher alguém que tem uma alma dividida em duas? Ah, imigrante, te dou metade da minha alma para te completar e te ver feliz! Ah, imigrante, escreveria um livro inteiro apenas para falar um pouco de tua grandeza. Ah, imigrante, a dureza do calo calado de tua mão esconde a moleza e o grito de teu coração. Ah, imigrante, vejo em teus olhos o sorriso de tua esposa, de teus filhos, teus netos distantes e vejo também o sonho do reencontro. Ah, imigrante, eres meu irmão porque todos nós somos imigrantes. Aqueles que te julgam, se soubessem que também são imigrantes e soubessem o significado da palavra misericórdia, entenderiam quão legítima é tua ilegalidade. Aqueles que te julgam por ser ilegal te pagam migalhas (por ser conveniente) pelo teu honrado suor. Hipócrita quem se aproveita de quem já está no chão e não é grato pelo teu esforço. Ah, imigrante, entendo tua língua porque quero ser teu servo. Ah, imigrante, 67 dias e me ensinastes como é o doutorado da vida. Ah, imigrante, não te troco por muitos engravatados. Ah, imigrante, deportaram teu corpo, mas tua alma continua aqui, afinal ela é dividida entre teus dois países. Ah, imigrante, traduzir teus poemas para tua amada americana me fez poeta. Ah, imigrante, como não te respeitar se me respondes com um sorriso que teu sonho é trabalhar dia e noite para ajudar tua família. Ah, imigrante, teu medo é e sempre será menor que tua coragem, pois não deves jamais esquecer que atravessastes fronteiras, deixastes tua pátria para fazer o que quase ninguém faz. E no topo disto, existem homens nobres como Michael Liberatore, um anjo disfarçado de advogado, um homem com um coração sem fronteiras e do tamanho da terra. Ah, imigrante, sinto no âmago de minha alma tua dor de ter sido algemado diante dos olhos assustados de teu amado filho e tua amada esposa. A dor é ainda maior porque sei que pedistes, implorastes para que a cena fosse feita do lado de fora de tua casa. Ah, imigrante, não defendo tua ilegalidade, mas defendo teu sonho de ser legal. Defendo a tua imensa dor de não ter colo. Finalmente, na minha alma tens cidadania para realizar todas as tuas sementes de sonhos.

O texto acima abre meu livro Psicologia Positiva: a arte de materializar sementes de sonhos, projeto do doutorado finalizado neste dia 3 de dezembro de 2013 aqui nos Estados Unidos.

Dentro de meus estudos na área de Psicologia Positiva, o estudo da imigração sempre me fascinou. Ainda quando estava no meu mestrado, fiz uma visita a Boston e conheci um brasileiro em um restaurante que me fez entender as dificuldades enfrentadas por ele e tantos outros imigrantes. Disse-me que vivia em Boston há mais de uma década. Confidenciou-me que tinha deixado vários filhos em busca do sonho americano. O que mais me impactou foi quando ele me disse que nunca tinha voltado ao Brasil para acompanhar o crescimento de seus filhos, pois sabia que, ao voltar, jamais regressaria para a América. A partir daquela experiência, comecei a me interessar ainda mais pelo assunto. Tenho e sempre terei um grande respeito pelos imigrantes e sempre torcerei pela vida deles e de suas famílias. Tenho firme e vivo o sonho de fundar, no futuro, minha Seeds of Dreams Foundation para ajudar estes seres tão especiais e tantos outros.

Ao terminar um doutorado, o sentimento de agradecimento a todos que participaram direta ou indiretamente do processo é imenso. Muitos que me conhecem sabem que comecei a estudar bem cedo ao ver meus pais passando dificuldades para pagar as contas no final de cada mês. Tinha, então, 13 anos de idade. Nunca parei desde então e não pretendo parar; a maior lição, durante toda esta caminhada, tem sido muito mais que uma experiência educacional, mas uma experiência de vida. Minha grande lição foi, é e será que o doutorado da vida é o nosso maior bem. Ele está acima de qualquer instituição de ensino. Ele é atemporal porque podemos aprender desde que nascemos até o último suspiro. Ele nos dá o significado. No doutorado da vida, aprendi que todos são professores e alunos ao mesmo tempo. Neste doutorado, cada um tem sua linda especialização. Que estas lições me mantenham humilde hoje e sempre para entender, reconhecer, agradecer, apreciar e aprender com todos os doutores da vida que venha a encontrar. Portanto, meu doutorado da vida continua pois há belas teses ainda para serem divididas e não, necessariamente, defendidas.

Para terminar, duas mensagens simples: que o seu Natal e Ano Novo seja repleto de bênçãos, incluindo saúde, paz, alegria e muito sucesso pessoal e profissional.

O grande desafio dos mestrados e doutorados educacionais está na simplicidade e na humildade da comunicação. “Ainda que eu falasse a língua dos homens. E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria…”

Anúncios

Comments

  1. Flavio Guimaraes says:

    PARABÉNS Amigo Sonhador! Doutor Sonhador! Doutor em Sonhos! Que Alegria!!!

    Você deve estar se sentindo como se estivesse flutuando.

    Que Vitoria!

    Todo amigo que se forma digo pra se lembrarem dos Pais. Este momento de formatura é imaginado, é idealizado, é sonhado antes mesmo de nascermos. Sou do interior. O Pai e a Mãe sonham em encher a boca pra falar para os amigos e vizinhos: “Meu filho é DOUTOR!!!!” É o sonho de todo pai e de toda mãe. Todo pai e toda mãe sonha em possibilitar que os filhos cheguem a essa vitoria. A muitos faltam condições materiais e financeiras. Mas abastecem com valores.

    Comemore e celebre muito!

    Agradeça a Deus por esta benção!

    Deus ainda te reserva muitas outras vitorias, amigo Doutor Sonhador!

    PARABÉNS!!!!!

    Flávio

  2. Caro amigo,

    Em todas as esferas de manifestação da vida, há a felicidade exuberante pela etapa importantíssima que temos o orgulho de compartilhar. Faço questão de abraçar você semana que vem,Levando na mala mais que presentes, levando esperança de muito em breve estarmos juntos aqui no Brasil.

    Que as forças soberanas da vida, cubram a sua trajetória.

    Forte abraço

  3. Ah imigrante, você é espetacular!

      Yara

  4. Tatiana Colledan says:

    Sem palavras, meu amigo!!!! O que dizer depois de tudo isso??
    Deus te abençoe cada dia mais, prospere lindamente os seus caminhos e cumpra todos os desejos do seu coração sempre!
    Um beijo e parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Fico arrepiada ao ler esse texto intenso, sincero, emocionante. Dr Claudemir parabéns por essa nova etapa da sua vida, com certeza mais uma resultado de muita dedicação. Vc sabe o quanto te admiro e agradeço estar sempre compartilhando do seu conhecimento. Nos vemos em abril no curso de Turismologia. Um beijo e mais sucesso.

  6. Arnaldo Barbosa says:

    Prezado Doutor! acompanhei um pouco de bastidores dessa sua conquista, tenho certeza que, se dependesse de vontade, a família toda estaria ao seu lado a brindar essa conquista! tema tão tocante e sincero, torna rica a narrativa envolvendo experiências sinceras. Com orgulho de conhece-lo ainda jovem e sonhador, trilhar o caminho da busca eterna, para nós você é antes de sonhador, vencedor! digno de reflexão constante sobre o quanto podemos alcançar! Parabéns. e que muitos frutos brotem de sua boa inspiração.! abraços de admiração de nós aqui no Brasil!

  7. Camila says:

    Bom dia, texto muito bom!! Sou muito fã do seu trabalho..
    Estou fazendo faculdade de turismo e gostaria muito de trabalhar com algo relacionado a Disney, com o sonho de pessoas! Alguma sugestão?

    Obrigada!

Deixe seus comentários (sementes de sonhos). Quero aprender com você!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: