post

Apple e Ferrari: o que elas tem em comum?


Prezados Sonhadores,

Aqui mais um texto. Espero que gostem. Gostaria de lembrar a todos que nosso programa Disneylogia está praticamente fechado. Abrimos um novo programa para dias 3 a 9 de novembro de 2013 chamado Programa de Negócios Gestão de Pessoas e Transcendência em Serviços. Além disto temos nossos webinars, palestras que vocês podem assistir desde o conforto da sua casa. Muitas novidades a caminho. Obrigado, boa leitura e qualquer dúvida veja nossa página do Facebook clicando acima.

Forte abraço a todos.

Claudemir

P.S. Clique DUAS vezes sobre a imagem!

49 PP apple e ferrari Apr 2013

 

PSICOLOGIA POSITIVA

Claudemir Oliveira*

 

POR QUE A APPLE SE PARECE COM UMA FERRARI?

Estes dias estive no Florida Mall aqui em Orlando e decidi escrever este pequeno artigo. Aqui nos Estados Unidos é comum haver um Burger King ao lado do McDonalds, uma CVS ao lado do Wallgreens, um Olive Garden ao lado do Macarroni Grill, ou seja, a concorrência fica colada.

Hoje, temos uma loja da Microsoft ao lado da Apple. Tenho de concordar que copiaram, mas fizeram um belo trabalho, até mais bonito que a própria Apple. Já que tem de copiar, que pelo menos façam melhor. Há telões em volta de toda a loja, com vídeos; há mais claridade e vários tipos de computadores, de diferentes marcas, que usam, naturalmente, Microsoft.

Tenho vários produtos Apple e realmente acho que são produtos magnifícos, mas a concorrência está chegando bem perto e em alguns casos já está superando em qualidade e design. Não sou nenhum entendido da área de tecnologia, dou meus palpites como usuário e como empresário. Sempre disse que produtos Apple, principalmente computadores, são como verdadeiras Ferraris com um pequeno probleminha. A gasolina não pode ser de qualquer posto. As peças tem de ser específicas, o asfalto tem de ser perfeito e por aí vai. Num mundo globalizado, onde conveniência tem um valor extraordinário, eu creio que a empresa tem um desafio muito grande pela frente. Quando viajo para fazer palestras, sempre levo outro tipo de Ferrari, ou seja, que possa colocar gasolina em qualquer posto, que possa ser conveniente em qualquer lugar, que possa andar em asfalto ou estradas com buracos.

Eu sei que os apaixonados por Apple vão dizer que não sei usar o equipamento; já ouvi isto de vários amigos que são fanáticos pela empresa. Tentem abrir alguns formatos de videos, tentem abrir algum Powerpoint, tentem encontrar aqueles cabos que conectam o computador ao projetor, etc. Não me entendam mal, realmente acredito que seja um grande produto, mas estão perdendo terreno e vão continuar por esta falta de conveniência, facilidade, acessibilidade. Sim, alguém que tem uma agência de publicidade, por exemplo, não pode ficar sem um Mac. Entendo tudo isto, estou falando mais de pessoas que precisam desta máquina em qualquer lugar deste planeta, pessoas que tem um laptop exatamente porque se locomovem, que vão para locais diferentes, etc..

Algo que vai acabar na Apple é esta coisa de lançarem um produto e as pessoas ficarem esperando por meses até chegar à loja. Isto é uma estatégia que nunca entendi. Fazem de propósito para gerar aquele gostinho do esperar. Sim, eles entendem de psicologia do consumidor, sabem gerar a expectativa para gerar mais vendas, etc.  Aquela cena de o pessoal chegar três dias antes do lançamento e dormir na rua, em grandes filas, é, no mínimo, incompreensível do ponto de vista racional.  Óbvio, a Apple fazia e ainda faz isto porque acha que não existe nada comparável no mercado; portanto, o cliente é obrigado esperar porque ninguém tem. A imprensa, voluntariamente, ainda ajuda mostrando o glamour das filas em Nova Iorque, Paris ou Londres. Isto sem contar que poderíamos analisar esta espera como ineficiência ou até incompetência da empresa de lançar algo que ela, teoricamente, não tem. Como não acredito que uma Apple seja ineficiente e muito menos incompetente, a única dedução que sobra é que se trata de uma estratégia, na minha opinião, bem perigosa.

Hoje em dia, usar esta estratégia quando a concorrência vem forte é um tiro no pé. É abrir uma brecha enorme para o cliente, que está esperando, testar um concorrente. Apple, torne sua Ferrari mais adaptável ao mundo globalizado. Os concorrentes já chegaram e alguns nem mesmo aparecem no seu retrovisor. Olhe para o lado direito, olhe para o lado esquerdo. Eles já estão do seu lado e se olhar para frente, não se surpreenda de ver alguma outra marca. Acorde! Já é uma realidade. A estratégia do oceano azul vai ficar para o Cirque du Soleil, por enquanto. Este, na minha opinião, ainda está bem longe dos outros, mas já faz estratégias de vendas também duvidosas. Cobrar por taxa de conveniência online e taxa para retirar ingresso não é digna de empresas como Cirque du Soleil. Meu ponto? Cobrem tudo de uma vez. Não me venham com estratégias baratas. Estas empresas não precisam mascarar preços. Nós pagamos porque sabemos o valor. Aí meu recadinho também para o Cirque e para tantas empresas que usam essas taxas inconvenientes. As empresas estão perdendo a noção das coisas. A empresa aérea cobra se você ligar para fazer uma reserva. A mensagem é mais ou menos esta: não quero falar com você. Não quer ter contato com você e ainda literalmente obriga você a fazer o trabalho deles. Para completar a equação, você paga pela conveniência? Conveniência? Hellloooooooooooooooo!!!! Outro exemplo que vai acabar com algumas empresas. Em área de serviços, a moda é o “self-service”. Dependendo da área, um erro gigante. À minha mente vem o exemplo das lojas da Fedex, OfficeMax, OfficeDepot e tantas outras. Você chega na loja, há quatro funcionários conversando e quando você se aproxima para tirar uma cópia, antes que você abra a boca, eles apontam para que você mesmo use a máquina. Se você tiver alguma dúvida, se vire, pois os quatro estão batendo papo e não é “obrigação” deles. A coisa está tão ruim, tão ruim que existe um preço mais alto se você INCOMODAR o funcionário. As empresas estão querendo se afastar do cliente. Nunca entendi isto. Não vejo grande futuro para esta prática.

Mas, voltando a Apple. Vocês precisam acordar porque os tubarões estão chegando e o oceano está ficando vermelho. E para complicar ainda mais, a mordida da “maçã”, que foi dada por seu fundador, o genial Steve Jobs, pode ser repetida por muitos concorrentes. A maçã precisa ser protegida a qualquer custo e rápido. Uma grande mordida dos concorrentes pode ser vista nos novos computadores que o usuário pode tocar na tela. A Apple tem a tecnologia muito bem usada nos iPads, iPhones e ainda está dormindo em usar mais nos computadores. Os concorrentes estão adorando este estado de maçã adormecida.

Um parêntese: como adoro Formula 1 e a Ferrari, tenho uma outra analogia. Por muito tempo, a Ferrari dominou. Hoje tem o melhor piloto da categoria, Fernando Alonso, mas o carro precisa melhorar. Assim como a Formula 1 produziu em poucos anos uma Red Bull e um Sebastian Vettel, os concorrentes da Apple avançaram muito nos últimos anos. Os carros estão muito mais potentes e bonitos. Portanto, a empresa precisa arrumar o “carro” antes que seja tarde ou corre o risco de em alguns anos entrar para o time intermediário como Williams, Force India, Sauber…

P.S. este artigo foi originalmente escrito em 2012 durante a temporada da Fórmula 1. Como vi a última corrida na Austrália, parece que a Ferrari veio um pouco melhor.

 

*É presidente do Seeds of Dreams Institute, jornalista, pós-graduado em Marketing (ESPM) e Comunicação (ESPM), mestrado e doutorando em Psicoterapia (EUA), com foco em Psicologia Positiva. É membro vitalício da Harvard University e referência internacional em Psicologia Positiva. Vive em Orlando desde 2000. Contato:www.seedsofdreams.org 

Anúncios

Comments

  1. Rossil Basilio says:

    Artigo condizente com o escritor….Se fecho os olhos é como se visse você falando bem a minha frente.

  2. Leac -Particular says:

    Otimo artigo meu irmão !!!

    Ainda bem que comprei um samsung galaxy III !!! kkkkkkkkk

    Abração

    Luiz

Deixe seus comentários (sementes de sonhos). Quero aprender com você!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: