post

Psicologia Positiva e sonho pessoal


PSICOLOGIA POSITIVA 

Claudemir Oliveira*

     Esta coluna será usada para contribuir, de uma maneira positiva, com todos os imigrantes que estão nos Estados Unidos. Minha tese no doutorado que faço no momento é sobre a experiência dos imigrantes que deixam seu país de origem e imigram sozinhos para esta nação em busca de uma vida melhor, deixando para trás filhos, amigos, pais… O preço da imigração é mais alto do que se imagina, pelo menos do ponto de vista psicológico. Os fatores que levam as pessoas a mudarem de um país para outro são muitos, mas poderiam ser resumidos dentro dessas três categorias: político, social e/ou econômico. Pela experiência que tenho como psicoterapeuta, fica claro que o fator econômico predomina.

ESTA COLUNA É SUA!

      Este espaço está reservado aos leitores do jornal que por algum motivo não possam ter acesso a um psicoterapeuta, mas que sofrem, de alguma forma, com a distância da família e dos amigos. Naturalmente, que eticamente falando, esse relacionamento deste colunista com você, leitor, não pode ser considerado terapia. Por questões de confidencialidade, seu nome será preservado em minha coluna, e usarei nomes fictícios para sua própria proteção. Qualquer pergunta que você tenha, por favor, envie para seeds@seedsofdreams.org. Devido a espaço, nem sempre poderei responder a todas as perguntas no jornal.

POR QUE PSICOTERAPIA?

     Minha paixão por psicoterapia começou em 2001. Depois de minha formação no Brasil em jornalismo e duas pós-graduações em Marketing e Comunicação, decidi mudar de rumo quando cheguei aos Estados Unidos, já que, até então, eu estudava mais para satisfazer minha carreira no mundo corporativo. Depois de abrir o escritório da Disney no Brasil, em 1995, fui transferido para Orlando em 2000 e ainda trabalho com o Mickey Mouse. Como vivia em Celebration, fiz mestrado pela Stetson University (que havia, na época, aberto um campus na cidade) em Psicoterapia e hoje faço doutorado na mesma área com foco em Psicologia Positiva. A razão foi super simples para tamanha mudança: para mim, é a única profissão no mundo que pode dar-me conhecimento profundo da alma humana. Que privilégio poder ser testemunha de momentos cruciais na vida de uma pessoa! Que privilégio saber que quando a porta do meu consultório fecha, ali o meu cliente se transforma e me conta o que nem mesmo seus melhores amigos e familiares jamais saberão! Como não me sentir privilegiado em ajudar a quem está no meio de tanto sofrimento? Como não me sentir privilegiado em saber que, para o cliente, eu posso ser a luz no fim do túnel?

     Para ajudar as pessoas, uso minha própria experiência de vida assim como meus conhecimentos do mestrado e do doutorado que faço no momento. Utilizo Psicologia Positiva, entre outros métodos de terapia, para que os clientes possam encontrar respostas para suas preocupações. Na próxima edição, explicarei um pouco mais sobre o que significa  Psicologia Positiva e como você pode usá-la para melhorar sua vida. Também espero receber seu e-mail para poder comentar sua situação, de forma anônima. Obrigado e até a próxima.       

* É jornalista, pós-graduado em Marketing (ESPM) e Comunicação (ESPM), mestrado em Psicoterapia(Stetson University) e doutorando (Barry University) na mesma área com foco em Psicologia Positiva. Claudemir atende no Kratochvil Health Kare. Por favor, envie sua mensagem para seeds@seedsofdreams.org

 

Deixe seus comentários (sementes de sonhos). Quero aprender com você!

